20 julho 2023

VARSÓVIA EM 3 DIAS: ROTEIRO DE VIAGEM

 

O que fazer em Varsóvia em três dias

O que fazer em Varsóvia em 3 dias: Descubra os encantos da capital da Polônia

O que fazer em Varsóvia em 3 dias está relacionado a descobrir a história por trás dos conflitos e guerras recentes, ao mesmo tempo, em se surpreender com a beleza e a parte cultural da capital da Polônia. Com uma mistura entre a arquitetura antiga e moderna, museus impressionantes e uma culinária variada, Varsóvia vai encantar até o turista mais cético.

Nós chegamos à cidade ainda na primeira quinzena de setembro e encontramos uma Varsóvia florida e vibrante. Consideramos três dias na capital polonesa um tempo legal para conhecer essa cidade tão bonita e clássica, visitando seus principais pontos turísticos e se surpreendendo com tudo por lá. Para um roteiro mais rico pela Polônia, inclua pelo menos, alguns dias a mais em Cracóvia de forma que também consiga fazer um tour pelo campo de concentração Auschwitz – Birkenau e se der, visite Gdansk também.  

Varsóvia em 3 dias: roteiro de viagem



Um pouco da história de Varsóvia

A história de Varsóvia tem origem no século XIII, quando um duque local fundou a cidade, que logo se tornou um importante centro comercial. No século XVII, Varsóvia passou a ser a capital da Polônia, mas logo em 1795, a cidade foi conquistada pelas forças russas, prussianas e austríacas.

Durante a Segunda Guerra Mundial seu centro histórico, ou Cidade Velha, foi quase todo destruído. Estima-se que apenas 15% dele tenha se salvado dos bombardeios e explosões. Hoje, quem anda por lá, nem consegue imaginar esse passado de destruição. Após a guerra, a Cidade Velha foi reconstruída e restaurada e, em 1980, foi considerada pela UNESCO um exemplo de reconstrução fiel e adicionada à lista de Patrimônios Mundiais. Esta foi a primeira vez que uma cidade monumental foi reconstruída em uma escala tão grande, tornando-se uma referência mundial. Para essa reconstrução foram utilizados quadros de artistas famosos que tinham feito pinturas onde aparece a cidade. 

Ainda no pós-guerra, teve início na Polônia o período de regime socialista que durou 44 anos. Somente em 1989 a situação mudou. A entrada do país, em 2004, na União Europeia contribuiu para transformações e o crescimento do turismo foi uma delas.  



Agora vamos lá saber o que fazer em Varsóvia em 3 dias?



Roteiro por Varsóvia em 3 dias: Comece desbravando a Cidade Velha

Para quem planeja fazer turismo por Varsóvia, a sugestão é começar a passear pela Cidade Velha, que é dos pontos turísticos mais populares da cidade. Logo verá o Castelo Real de Varsóvia, atualmente um museu, que foi completamente destruído durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruído posteriormente. Serviu como residência real e sede do Parlamento da Primeira República da Polônia. 


Roteiro em Varsóvia em 3 dias


Praça do Castelo é onde você encontra o monumento de Sigismundo III Vasa, o símbolo mais famoso de Varsóvia erguido em homenagem ao rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia, que governou entre 1587 e 1632 e foi o responsável pela mudança da capital da Polônia de Cracóvia para Varsóvia.

Depois caminhe até à Praça do Mercado, uma das maiores praças medievais da Europa, construída no século XIII e cercada por belos edifícios coloridos. Ela é ponto de encontro de turistas, pois há grande opção de restaurantes e cafeterias. 


Varsóvia em 3 dias



Uma vez nas redondezas, aproveite para visitar o Barbican, que é parte das muralhas. Não deixe de apreciar essa impressionante obra da arquitetura medieval que servia de proteção para a cidade. É possível andar por ele.

Varsóvia em 3 dias: Roteiro de Viagem
Barbican


Em seguida, caminhe pela rua NowyŚwiat, uma das ruas mais elegantes de Varsóvia, cheia de lojas, cafés e restaurantes. A rua tem uma atmosfera vibrante e é um ótimo lugar para fazer compras, passear ou apenas fazer uma pausa em uma das diversas cafeterias.

Ainda no seu primeiro dia em Varsóvia, não deixe de visitar a linda Catedral de São João Batista, que é igreja mais antiga da capital. Ela sediou as coroações de monarcas poloneses. 


Roteiro em Varsóvia em 3 dias


Para fechar com chave de ouro, a sugestão é visitar o Museu da Revolta de Varsóvia, que conta a história da Revolta de Varsóvia de 1944, um dos maiores e mais trágicos capítulos da Segunda Guerra Mundial. No museu você encontrará um memorial emocionante da luta dos poloneses pela sua liberdade.


Roteiro em Varsóvia: Conhecendo a cultura e a história da capital no segundo dia


Para o segundo dia em Varsóvia, que tal apreciar o Palácio da Cultura e da Ciência, um dos marcos mais icônicos de Varsóvia? É o prédio mais alto da Polônia e foi construído pela União Soviética durante o período de domínio soviético. Hoje abriga cinemas, teatros, museus e galerias de arte. É possível subir até o último andar para apreciar a vista que é privilegiada. Ao anoitecer, o prédio recebe uma iluminação de cores variadas e fica lindo. Os poloneses não gostam muito desse prédio por lembrar uma época difícil de sua história.

Roteiro em Varsóvia em 3 dias


Achamos super pitorescos esses carros e, pelo que entendemos, são carros antigos de fabricação polonesa ou russa que passaram a ser usados para oferecer aos turistas um tour guiado a bordo de um carrinho retrô.


Varsóvia em 3 dias: roteiro de viagem

   

Caminhando em direção à Cidade Velha, o turista passará na praça onde está o Monumento a Nicolau Copérnico, o astrônomo que foi responsável pela teoria heliocêntrica contradizendo o que se acreditava no século XV. No chão da praça, vemos a representação do sistema solar com todos os planetas e órbitas em alto-relevo. 


Roteiro em Varsóvia em 3 dias


Quase em frente está a Igreja de Santa Cruz, onde há uma coluna com o coração do músico Chopin e um nicho com a estátua do Papa João Paulo II, também polonês. Mais adiante, em um lindo parque com jardins floridos, vemos o Túmulo do Soldado Desconhecido. Atravessando a rua está o Palácio Presidencial, que já teve vários usos e, desde 1994, é a residência oficial do presidente da Polônia.


Roteiro em Varsóvia em 3 dias



Roteiro em Varsóvia em 3 dias


Aproveite a parte da tarde para explorar a cidade e aprecie a arquitetura e colorido de seus prédios. 

Varsóvia em 3 dias: roteiro de viagem

 

E para finalizar o segundo dia do roteiro em Varsóvia, que tal se deliciar no jantar com um prato típico da culinária polonesa? Experimente o pierogi, que parece um pastel cozido recheado. Nós optamos por um delicioso lanche saboreando uma fatia de torta com chocolate quente.


Roteiro em Varsóvia em 3 dias
Muitas são as opções de lugares simpáticos para comer.  



O que fazer em Varsóvia em 3 dias: Aproveite atividades ao ar livre


No seu último dia em Varsóvia, tire um tempo para relaxar e desfrutar dos espaços verdes da cidade. Uma das melhores opções é conhecer o Parque Lazienki, com seus mais de 70 hectares de área verde, palácios, lagos, jardins e monumentos históricos. Não deixe de dar uma volta pelo parque e apreciar a beleza da natureza e da arquitetura histórica. Pode ser uma boa opção para fazer um piquenique, caminhar, praticar atividade física ou simplesmente relaxar em um dos bancos espalhados por lá.

Sabia que uma das principais atrações do parque é o Palácio na Água? Um lindo palácio do século XVIII localizado em uma ilha no meio do lago. Esse palácio abriga uma série de salões decorados com afrescos, tapeçarias e móveis da época. É um cenário belíssimo e rende fotos muito interessantes.

Adoramos sair caminhando pela cidade e encontrar atrações turísticas como a estátua de Marie Curie, que fica na frente do Museu Maria Slodowska-Curie. Essa incrível mulher foi a primeira a estudar na Sorbonne de Paris e recebeu duas vezes o prêmio Nobel de Física. Eu fiz um trabalho sobre ela quando era aluna do Ensino Fundamental e fiquei na maior alegria ao encontrar minha ídola. Na Netflix tem um filme sobre ela - Radioactive - que também assisti e adorei. 


Varsóvia em 3 dias: roteiro de viagem


Não vá embora de Varsóvia sem visitar o POLIN, Museu da História dos Judeus Poloneses. O prédio tem design moderno e seu acervo mostra, de forma interativa, a história dos judeus na Polônia. São quase mil anos de história! 

Bem em frente ao museu está o Monumento aos Heróis do Gueto, que presta homenagem às pessoas que lutaram e morreram na Revolta do Gueto de Varsóvia em 1943. Não tem como olhar o monumento e não se emocionar. Veja também o que restou do gueto de Varsóvia, lugar onde os judeus da cidade foram confinados durante a Segunda Guerra Mundial. 


Varsóvia em 3 dias: roteiro de viagem


Varsóvia em 3 dias: roteiro de viagem


Dica especial: Que tal conhecer a história de Varsóvia em português pelas mãos de uma brasileira polonesa? Apresento a vocês a Gizelli, que nasceu no Brasil, filha de pai polonês e mãe brasileira. Ela se mudou com a família para Varsóvia assim que o país iniciou seu processo de redemocratização. Depois de um tempo, voltou a morar no Brasil, mas retornou definitivamente para a Polônia em 2015. Gizelli é guia de turismo e oferece tours, consultoria e roteiros personalizados em Varsóvia e arredores. Essa é uma grande oportunidade de ter informações diferenciadas que mesclam história e curiosidades que só quem vive o dia a dia da cidade é capaz de te oferecer. Saiba mais no Descobrindo Varsóvia



Onde se hospedar em Varsóvia

O hotel Mercure Centrum Varsóvia, onde nos hospedamos, era bem elegante com amplo saguão, quarto confortável e de bom tamanho, assim como o banheiro. Sua localização é privilegiada, pois fica em frente à estação de trem, ao lado de um shopping e do transporte público. Fizemos todos os deslocamentos a pé. Além disso, como o Palácio da Cultura e das Ciências está a poucos metros, tínhamos o privilégio de vê-lo todos os dias, tanto pela manhã quanto à noite. 

Varsóvia em 3 dias: roteiro de viagem


No fundo, o que fazer em Varsóvia em 3 dias é também sobre se deixar surpreender pela capital da Polônia. Como viram, a cidade tem atrativos históricos e belíssimos, é rica em cultura e é uma peça-chave da história mundial. É um destino para quem gosta de ver ao vivo e em cores aquilo que aprendemos durante as aulas de História na escola, um verdadeiro ensino ao ar livre. 


Varsóvia em 3 dias: roteiro de viagem
Nós adoramos passear pela cidade à noite para apreciá-la iluminada 



Antes dessa viagem, eu ouvia dizer que algumas pessoas deixavam de visitar Varsóvia por pensar que a cidade não tinha tantos atrativos, ideia totalmente equivocada, e também por achar que era um lugar triste e ligado ao passado que viveu na Segunda Guerra Mundial. Eu, ao contrário, há tempos pensava em visitá-la por admirar a sua história e reconstrução. Tinha certeza que iria me emocionar muito, como de fato aconteceu, ao andar por suas ruas e lembrar dos vários livros que li, cujas histórias se passavam em lugares como os que eu vi. Visitar a capital polonesa é um ato de reconhecimento da valentia, coragem, garra, da superação, da reconstrução de uma nação. Vale muito a pena visitar Varsóvia para voltar tão encantada quanto eu!



Gostou do post? Viu quantos lugares legais consegui visitar? Agora, vale a pena conferir mais roteiros em outros destinos incríveis.  



No blog Olivia Garimpando Por Aí, a autora nos fala sobre Roteiro de 3 dias de trem: Descubra as Joias de Portugal - Porto, Braga e Guimarães.

A Regina Oki, do blog Turista Fulltime, traz dicas fresquinhas de um Roteiro de 3 dias em Amsterdam de onde ela acabou de voltar. 

Para conhecer o Roteiro nos Lençóis Maranhenses em 3 dias é só ler o blog Turista Imperfeito, onde a Adelaide conta em detalhes.

E no blog Destinos Por Onde Andei, a Gisele Prosdocimi traz a sugestão sobre O que fazer em Belo Horizonte em 3 dias.   



FOTOS: J.C. ALVAREZ




   

  1. Ainda não conheço Varsóvia, adiei várias vezes porque achei que a cidade não oferecia grandes atrações, como você mesma escreveu.
    Mas estava completamente enganada, seu post mostra a importância e o valor da capital polonesa. Dicas anotadas.
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de visitar e ver de perto como é incrível. Beijocas e obrigada pela visita. Lilian

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. O que fazer em Varsóvia em 3 dias, está aí um roteiro que eu adoraria fazer, tenho muita curiosidade para visitar a Polônia e conhecer sua culinária, seu povo e suas tradições. É um país que me parece muito acolhedor e cheio de atrações interessantes como você bem mostrou neste post. Quem sabe um dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, esse dia vai chegar e quando for me conta pois quero ouvir sua opinião também.

      Excluir
  4. Eu tenho muita vontade de conhecer esse destino, está na minha lista faz tempo e esse roteiro do que fazer na Varsóvia em 3 dias está muito interessante. Bom, para quem já queria conhecer, fiquei ainda mais curiosa para conhecer essa cidade. Gosto muito do seu olhar e das coisas que você pontua nos posts sobre as suas viagens, um olhar sempre apurado.
    Obrigada por compartilhar.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olivinha, obrigada pela visita. Achei muito emocionante visitar Varsóvia e acho que você vai gostar muito.

      Excluir
  5. Que maravilha de post, Lilian! Eu tenho muita vontade de conhecer Varsóvia, pois gosto demais de poder conferir lugares que passaram por inúmeras adversidades e conseguiram se restabelecer. Seu relato minucioso e emocionante só me fizeram ficar com mais vontade de ir lá. Adorei a dica da guia polonesa/brasileira, pois um tour na nossa língua sempre torna a experiência mais completa. E vou querer andar em um desses fofos carros antigos! Beijos!

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que procura no blog e boa viagem!